Cooperativa de Saúde e de Trabalho em Psicologia
A UNIPSICO foi fundada em 1987, por iniciativa de um grupo de Psicólogos credenciados
da UNIMED, que se uniram com o objetivo promover a Psicologia, e oferecer os seus serviços com excelência, ética e qualidade. O intuito era o de atender as necessidades das pessoas que antes não tinham acesso ao trabalho psicológico por diversos fatores, dentre eles os preços. Os fundadores buscaram, então, se unir para oferecer os seus serviços a um custo reduzido e ampliar o acesso ao trabalho psicológico. Na época da fundação da Cooperativa, ainda havia pouco conhecimento, por parte da população em geral, sobre a profissão, além de preconceito em utilizar os serviços de um psicólogo. Surge daí a preocupação dos fundadores, e atuais cooperados, de não somente oferecer os seus serviços, mas também levar informação à população. Hoje, temos diversas Singulares no Brasil ,onde os profissionais cooperados atendem a cada dia um número maior de pessoas e de organizações.
A UNIPSICO de São Paulo é
formada
Presidente:
Maria Dintof
Vice-presidente:
Maria Luiza Alvares
Dir. Financeiro:
Carlos Alberto Correa
por Cooperados que atendem nas regiões de São Paulo, ABC, Guarulhos e Alphaville atendendo em torno de 2000 consultas mensais. Sentimo-nos satisfeitos com os resultados das conquistas coletivas e com os frutos de nosso trabalho, porém, acreditamos que ainda há muito a realizar. Por isso, procuramos nos superar, oferecendo os melhores serviços aos nossos clientes e pacientes, informações à população em geral, além ampliarmos
o acesso ao atendimento psicológico, tendo em vista a Qualidade de Vida.
Temos como Objetivo unir profissionais qualificados da área da Psicologia, prestando serviços com excelência técnica, ética e qualidade a um custo justo e acessível a todos.
Avenida Brigadeiro Luis Antonio,878 - 8° andar-sala 82
Bela Vista - São Paulo - 01318-001
E-mail: atendimento@unipsico.com.br
Este símbolo foi escolhido porque representa a união entre a Psicologia e o Cooperativismo.
Ele define o que somos: um grupo de Psicólogos unidos pelo trabalho que atuam de forma conjunta, compartilhando objetivos e resultados. Este símbolo reflete o Cooperativismo a representação de um conjunto de ramos que formam uma árvore. Esta árvore representa a Cooperativa, mostrando que o trabalho em equipe (ramos) pode produzir algo maior (árvore). A coletividade e os objetivos grupais devem fundamentar a atuação dos cooperados,conforme descrito na “Doutrina Cooperativista”.
Este é o emblema do cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros, que indicara união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos. Tudo isto marcado pela trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais. Antigamente o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. A cor amarelo-ouro simboliza o sol, fonte perene de energia e calor e o verde-volta escuro das árvores lembra o princípio vital da natureza. O círculo representa a vida eterna, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
Qualidade de Vida é um termo que aparece com freqüência nos diversos meios de comunicação e uma constante busca do homem moderno. Mas em que consiste a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está relacionada com a saúde física e mental, boas condições de sobrevivência e de trabalho, lazer, relacionamento interpessoal e mecanismos adequados para lidar com os problemas ou obstáculos do dia-a-dia, possíveis fontes geradores de estresse. A Qualidade de vida é a inter-relação de todos estes elementos. A pessoa que trabalha satisfatoriamente com todos os aspectos da vida pode ser considerada como alguém que vive com qualidade. Por que o homem moderno tem dificuldade de viver com qualidade? O homem moderno convive diariamente com ambientes de pressões. Atualmente, o estresse é um dos maiores causadores de doenças. Vemos cada vez mais pessoas, das mais diferentes idades e classes sociais, que são afetadas por este mal moderno. O homem das grandes cidades vive em meio a um ritmo acelerado: lida com o trânsito nas ruas, com a competitividade no ambiente profissional, com o medo do desemprego, com a cobrança por produtividade. Nos momentos de descanso, cada vez mais raros, por vezes, enfrenta dificuldades financeiras e conflitos nos relacionamentos. O homem moderno também se depara com o desafio de lidar com os seus próprios sentimentos diante de tantas adversidades, em diferentes aspectos da vida. Torna-se quase impossível não sentir-se afetado por tantas pressões externas. Saber trabalhar com elas modifica incrivelmente a forma como vivemos. Não é a vida que se vive, mas como se vive e como se enxerga o que se vive, que faz toda a diferença. Este é o papel da Psicologia o de oferecer às pessoas a possibilidade de pensar em novas alternativas de encarar a vida.