Cooperativa de Saúde e de Trabalho em Psicologia
Qualidade de Vida é um termo que aparece com freqüência nos diversos meios de comunicação é uma constante busca do homem moderno. Mas em que consiste a Qualidade de Vida?
A Qualidade de Vida está relacionada com a saúde física e mental, boas condições de sobrevivência e de trabalho, lazer, relacionamento interpessoal e mecanismos adequados para lidar com os problemas ou obstáculos do dia-a-dia, possíveis fontes geradores de estresse.
A Qualidade de vida é a inter-relação de todos estes elementos. A pessoa que trabalha satisfatoriamente com todos os aspectos da vida pode ser considerada como alguém que vive com qualidade.
Por que o homem moderno tem dificuldade de viver com qualidade?
O homem moderno convive diariamente com ambientes de pressões. Atualmente, o estresse é um dos maiores causadores de doenças.
Vemos cada vez mais pessoas, das mais diferentes idades e classes sociais, que são afetadas por este mal moderno.
O homem das grandes cidades vive em meio a um ritmo acelerado: lida com o trânsito nas ruas, com a competitividade no ambiente profissional, com o medo do desemprego, com a cobrança por produtividade. Nos momentos de descanso, cada vez mais raros, por vezes, enfrenta dificuldades financeiras e conflitos nos relacionamentos. O homem moderno também se depara com o desafio de lidar com os seus próprios sentimentos diante de tantas adversidades, em diferentes aspectos da vida.
Torna-se quase impossível não sentir-se afetado por tantas pressões externas. Saber trabalhar com elas modifica incrivelmente a forma como vivemos. Não é a vida que se vive, mas como se vive e como se enxerga o que se vive, que faz toda a diferença.
Este é o papel da Psicologia o de oferecer às pessoas a possibilidade de pensar em novas alternativas de encarar a vida.