Cooperativa de Saúde e de Trabalho em Psicologia

Responsabilidade Social

Promoção Social

 

O Sistema Unipsico promove ações de promoção Social em parceria com cooperativas e outras entidades, além de executar atividades preventivas e Serviços Integrados de ações Psicossociais. O interesse pela comunidade faz parte dos sete princípios que regem o Cooperativismo.


Eventos

Anualmente a Unipsico promove eventos gratuitos e abertos ao público em geral com o objetivo de orientar a população: “Saúde Feminina”, “Saúde Masculina”, “Qualidade de Vida na Terceira Idade” são alguns exemplos.



O que fazemos


Campanha em Redes Sociais


Movimento nacional que tem como objetivo conscientizar a população.
A ideia é ampliar o debate sobre o assunto e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, prevenção e inclusão social.

Meses coloridos


Janeiro Branco

O primeiro mês do ano é dedicado a alertar sobre a saúde mental. A campanha surgiu em Uberlândia, Minas Gerais, em 2014, e acontece mais fortemente no Brasil. A ideia é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a mente para o bem-estar e a qualidade de vida. A escolha do mês tem a ver com o sentimento de esperança e recomeço que o início do ano trás.

Fevereiro Roxo / Laranja

Já o mês de fevereiro, apesar de curtinho engloba duas ações preventivas. O roxo simboliza a conscientização sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia — doenças que afetam milhões de pessoas anualmente. A cor laranja foi escolhida para simbolizar o combate à leucemia, chamando a atenção para a prevenção e principalmente para a doação de medula óssea.


Março Azul Escuro

O mês de março levanta o debate acerca do câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum entre homens e mulheres. A escolha se deu em função do Dia Nacional de Combate ao Câncer do Intestino, que é 27 de março.

Abril Azul

Como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é 2 de abril, esse foi o mês escolhido para alertar pessoas no mundo todo a respeito desse diagnóstico. A cor foi definida porque o transtorno, que afeta 1% da população mundial, é mais frequente entre meninos. O laço colorido também é símbolo dessa luta.


Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a ONU instituiu como meta a redução em 50% dos acidentes de trânsito. Dessa forma, o quinto mês ano é dedicado à educação no trânsito com o objetivo de prevenir acidentes. O movimento Maio Amarelo envolve campanhas anuais, com a participação do poder público e da sociedade civil.

Junho Vermelho

Mais uma vez a escolha do mês tem relação com uma data do calendário mundial: o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho. Assim, por iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, desde de 2011, esse mês destaca a consciência sobre a importância da doação de sangue, cuja cor é vermelha, justificando a cor da campanha.


Julho Amarelo

O amarelo também foi a cor escolhida para o mês de julho, dessa vez para levantar a bandeira da conscientização sobre as hepatites virais. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Comitê Estadual de Hepatites Virais. A cor é relativa à icterícia, sintoma comum entre pacientes com doença no fígado, que deixa os olhos e a pele amarelados.

Agosto Dourado

A primeira semana do mês de agosto (do dia 1º ao dia 7) é chamada Semana Mundial do Aleitamento Materno, fazendo desse mês, no Brasil, o Agosto Dourado, em prol da amamentação. Trata-se de uma ação do Governo Brasileiro, iniciada em 2017. A ideia é informar às mães sobre os benefícios do leite materno, considerado pela OMS o alimento de ouro para o bebê, por isso a escolha da cor.


Setembro Verde

Criada em 2014, com o slogan “Doe órgãos, a vida continua”, a campanha Setembro Verde lembra o Dia Nacional da Doação e Órgãos e Tecidos, que é celebrado no dia 27, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de doar.
Setembro Verde Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens (após próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (após o câncer de mama), o câncer colorretal é um tumor que acomete o intestino grosso (subdividido em cólon e reto).
Setembro Verde A Campanha Setembro Verde é inspirada pelo dia 21 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Setembro foi escolhido também por ser o mês da primavera e pelo fato de o dia 21 ser celebrado como o Dia da Árvore – uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Por um país com mais inclusão social.

Setembro Amarelo/Vermelho/Dourado

O Setembro Dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.
Outra campanha realizada durante o mês de Setembro Amarelo que vem ganhando destaque na mídia, tem como foco a prevenção do suicídio. No Brasil, a ação teve início em 2015 como inciativa de três instituições: o CFM (Conselho Federal de Medicina), a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e o CVV (Centro de Valorização da Vida). Entretanto, a campanha acontece também fora do país, em virtude do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, dia 10 desse mês.
Setembro Vermelho 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, e durante todo o mês (setembro Vermelho), ONGs e entidades médicas concentram esforços para falar sobre o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável.


Outubro Rosa

A mais popular, precursora e inspiradora de todas as outras campanhas destina o mês de outubro ao combate ao câncer de mama em todo o mundo. Criada na década de 90, a campanha ganhou força com a primeira Corrida pela Cura, ocorrida em Nova York, quando o laço rosa tornou-se símbolo dessa luta. No Brasil, em 2002, até o Cristo Redentor foi iluminado com essa cor em prol da campanha.

Novembro Azul

Já o mês de fevereiro, apesar de curtinho engloba duas ações preventivas. O roxo simboliza a conscientização sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia — doenças que afetam milhões de pessoas anualmente. A cor laranja foi escolhida para simbolizar o combate à leucemia, chamando a atenção para a prevenção e principalmente para a doação de medula óssea.


Dezembro Vermelho

Em 1º de dezembro, é celebrada a luta contra a Aids no mundo todo. A campanha mundial só se oficializou no país em 2017, tendo o laço vermelho., criado em 2011, como ícone da solidariedade e comprometimento com a causa. Nesse mês, concentram-se ações preventivas e de conscientização a respeito da doença e do preconceito em torno dela.

Campanhas

Sem dúvida as campanhas com cores são uma ótima opção para conscientizar a população, incentivando a prevenção, discussão e conscientização sobre doenças e questões de saúde relevantes. As cores dos meses têm grande apelo junto à imprensa e costumam ganhar destaque também nas redes sociais.
Nesse sentido, vale reforçar que o apoio dos médicos a essas campanhas é fundamental. Cada um, dentro da sua área de atuação, pode colaborar com a divulgação e educação de seus pacientes, distribuindo materiais e folhetos, decorando seu consultório, usando o símbolo em seus canais de comunicação e aproveitando o mês em questão para discutir temas relacionados.


Siga-nos pelas Redes Sociais

Central de Atendimento

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 878 - 8° andar-sala 82
Bela Vista, São Paulo - SP
CEP: 01318-001

Telefones

55(11)3105-6957 wats
55(11)3107-5377

Local

Mapa de Localização Unipsico SP

UNIPSICO São Paulo © 2021 | Todos os Direitos Reservados.