Cooperativa de Saúde e de Trabalho em Psicologia
A meu ver, o encontro terapêutico, é uma relação de profunda delicadeza, uma relação de profunda intimidade, um encontro onde é o estar-junto-com-o-outro.
Na relação em Psicoterapia devemos destacar dois dos aspectos que considero importantes:
- o primeiro se refere à relação Terapeuta/Paciente, que vem a nosso encontro pedindo ajuda ;
- o segundo se refere a relação da pessoa consigo mesma, e sua conexão com a vida vivida, que faz com que venha nos procurar com pedido de ajuda pela ansiedade que comporta.
Muito se tem estudado e escrito, exaustivamente sobre o primeiro aspecto da relação Terapeuta/Paciente que, para os acadêmicos é motivo de estudo, treino, supervisão e cuidado aos que se iniciam na arte da psicoterapia.
É uma relação onde Paciente percebe a possibilidade de reatar e reconciliar-se consigo mesmo.
Quando este encontro acontece, temos conhecimento somente da nossa parte do caminho, e não da dele, vivenciamos enquanto psicoterapeuta somente o encontro... A relação se torna imediata .
Entre Terapeuta/Paciente não se interpõe nenhum jogo de conceitos, esquema, e/ou fantasia; e a memória se transforma no momento em que flui os detalhes a totalidade. Entre nos não há fim, nenhuma avidez ou antecipação, e a própria aspiração se transforma no momento em que se passa do sonho à realidade.
Estes envolvem-se num verdadeiro encontro, um ser se funde unicamente com o ser do outro. Nós nos abandonamos de nosso próprio Self para doar ao outro. Com um mergulho na profundeza deste, num território misterioso e mágico de forma criteriosa.
Dessa forma ocorre o grande processo alquímico entre duas pessoas, num contexto terapêutico. Fazendo uma metáfora deste processo com a Alquimia (freqüentemente chamado de “A Grande Obra”) nos deixou uma poderosa mensagem de busca pela perfeição.
“Em um mundo tomado pelo culto ao dinheiro e à aparência exterior em que pouco o homem busca a si próprio e ao seu intimo as vozes dos antigos alquimistas aparecem como um chamado para que o homem reencontre seu lado superior”.
Para concluir e ilustrar esta reflexão , tomei a liberdade de copiar um poema que dia destes navegando pela Web encontrei. E de autoria de uma jovem adolescente para seu terapeuta e que a meu ver retrata muito do que gostaria de dizer desta vivencia tão singular.
QUE É UM PSICÓLOGO?
Não é lógico,